Realiza-se a partir da próxima 6.ª feira mais uma Romaria em honra de São Mateus. As festividades prolongam-se até 2.ª feira, mas o momento alto é a Procissão de Domingo. As noites de Sexta e Sábado estão dedicadas ao arraial nocturno e a de 2.ª feira a jogos populares.
O culto a São Mateus em Gonça tem raízes numa pequena capela erigida, em tempos, no lugar de Vilarinho. O culto de São Mateus, devido à situação geográfica do lugar de Vilarinho, era repartido pelas paróquias de São Miguel de Gonça e de Santa Maria de Souto, sendo costume as duas paróquias romarem à pequena capela de Vilarinho para veneraram o Santo Apóstolo.
Segundo os estudos de Alberto Vieira Braga, a Romaria de São Mateus começou a ser celebrada na Igreja Paroquial de São Miguel de Gonça no ano de 1751, ano em que a veneração ao Santo Apóstolo e Evangelista transitara da pequena capela sita em Vilarinho, que se arruinara, para a Igreja Paroquial da freguesia.
Segundo a tradição mais recente, a Romaria de São Mateus era muito concorrida pelas populações vizinhas, que acorriam a Gonça para provar o melhor Vinho Doce e os melhores Melões da região. Os agricultores e comerciantes da região aproveitavam a festa religiosa para comercializarem os seus principais produtos agrícolas.