Foi com oito golos – quatro deles fantásticos – que o AC Gonça e o AD Gondifelos se despediram da época desportiva de 2005/2006. Os segundo e quinto classificados da série C da 1.ª divisão presentearam os presentes com um bom jogo de futebol, muito acima das expectativas criadas para um jogo de final de temporada que não traria mexidas classificativas.
A primeira parte do jogo ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, repartindo de forma idêntica as oportunidades de golo de as despesas do jogo. O golo do AD Gondifelos, aos 37 minutos, quebrou a monotonia do jogo. Na segunda parte, a equipa caseira superiorizou-se e deu a volta ao marcador: Carioca igualou, Pedro Silva deu vantagem com um canto directo e Miguel fez um chapéu perfeito do meio campo (para muitos adeptos o melhor golo da época). Três golos em vinte minutos.
O AD Gondifelos procurou mostrar os argumentos que lhe valeram a promoção e reduziu para 3-2 e relançou o jogo. A aproximação no marcador obrigou o AC Gonça a assumir as despesas do jogo e a marcar por intermédio de Berto, num colocadíssimo remate entrada da área. Acusando a pressão do adversário, o AC Gonça sofreu os terceiro e quarto golos nos últimos minutos, em dois lances bastante infelizes para a defesa caseira. No último minuto, Mário dispôs ainda de uma derradeira oportunidade
Para além dos golos, as duas equipas proporcionaram um bom jogo de futebol. Parabéns ao AD Gondifelos pela promoção. Quanto ao AC Gonça, provou, mais uma vez dentro das quatro linhas, que merecia mais que um honroso e histórico quinto lugar.
Filipe, Miguel, Gustinho, Márcio, Xavi (Chalana 75m), Carioca, Pedro Silva, Pedro Cunha, Berto, Tueba (Mário 68m) e Serginho (Jorge 84m).
João, Costa e Marco.